O que é e como pode ser útil o Coaching Acadêmico

foto21

                                                                                                                                                                          por Vívian Rio Stella

Amplamente utilizado em contextos empresariais, para melhoria de resultados e desenvolvimento de competências de profissionais de diferentes níveis hierárquicos, o processo de Coaching poderia ser mais difundido e utilizado também em contextos acadêmicos. Isso porque tem se observado que muitos estudantes mal sabem por que estão prestando mestrado; outros iniciam uma pesquisa, mas não conseguem desenvolvê-la ou “travam” ao ter que elaborar suas dissertações e teses e tantos outros subaproveitam seus títulos de mestre e doutores ao desempenhar suas atividades profissionais. As angústias poderiam ser menores e as escolhas, mais acertadas com o auxílio de um Coaching Acadêmico.

O Coaching, de forma geral, é um processo estruturado de desenvolvimento pessoal e profissional, orientado para o resultado e focado em autoaprendizagem, ações, busca de soluções e gestão de carreira. O Coach estimula e instiga o Coachee (estudante/pesquisador) a pensar, planejar, agir, numa relação pautada por parceria, ética e confidencialidade. Cabe destacar que o Coach não atua como um conselheiro, mas um facilitador.

Por se tratar de um segmento específico, o Coaching Acadêmico tem alguns diferenciais, como provocar reflexões sobre a carreira científica em si e a forma de atuar e se relacionar nesse meio; propiciar o desenvolvimento da metacognição (aprender a aprender); superar o crítico interno e as crenças limitadoras; desenvolver habilidades de gestão de tempo para cumprimento de prazos; aprimorar competências comunicativas, tão importantes para apresentações em seminários e congressos, conversas com orientador e pesquisadores em geral. Em síntese, o processo de Coaching acadêmico possibilita aos Coachees olhares diferenciados sobre temas importantes relacionados à atuação na área acadêmica.

Ser ou se tornar professor de ensino superior, pesquisador ou estudante de pós-graduação requer dedicação, estudo, escolhas e, fundamentalmente, planejamento de carreira e desenvolvimento de competências específicas, assim como em todas as demais atividades profissionais. Então, por que não contar com um Coach para facilitar e otimizar o alcance de suas metas? Fazer um Coaching Acadêmico pode trazer resultados impressionantes e duradouros em uma carreira tão prestigiada intelectualmente.

admin

About Vivian Rio Stella

Sócia-fundadora da VRS Cursos, Palestras e Coaching. Doutora em Linguística pela Unicamp, atua como professora e coach em diversas instituições de ensino e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>