Dica de leitura: homenagem a Oliver Sacks

Nesta segunda-feira, a dica de leitura não poderia ser outra: a obra de Oliver Sacks.

O neurologista e escritor faleceu em 30 de agosto de 2015 e comoveu muitos quando anunciou que havia recebido uma previsão de vida muito curta, após o diagnóstico de câncer, no início deste ano. Nessa oportunidade, mais agradeceu pela aventura de viver do que pela tristeza do momento.

SMALL_Sacks_orange_Seibert_400x400

Mas Oliver Sacks tocou ainda mais milhares de leitores que puderam ter o prazer de ler suas narrativas, sempre instigantes, bem construídas e repletas de informações sobre linguagem, neurologia, comportamento e lições de convivência com a diferença. Em suas obras, o autor sempre procurou dar visibilidade a diferentes patologias de forma humanizada, com foco no paciente e em sua história de vida com a doença. De autismo a mal de parkinson, de daltonismo total a surdez, de esquizofrenia a afasia.

Dos inúmeros livros do autor, destaco apenas os que li efetivamente (imagens a seguir, com link para leitura de trechos):

ArquivoExibir.aspx10864_g
A_ILHA_DOS_DALTONICOS_1322964849P TEMPO_DE_DESPERTAR_1231684724Psacks
11299913

 

De todos os livros acima citados, Vendo Vozes foi um dos mais marcantes para mim, por tratar de linguagem, um tema que toca profundamente todo linguista. Para escolher o que mais pode te tocar, cale clicar em cada imagem e ler um trecho da obra.

E assisti-lo falando também é uma boa oportunidade de conhecer seu estilo de abordar de forma sensível o impacto das patologias na vida dos pacientes:

 

Espero que as homenagens ao autor se concretizem em leitura de sua obra, sejam as indicadas neste post ou outros livros que você descobrir andando pela livraria ou buscando pela internet.

Oliver Sacks, sua obra é eterna!

 

admin

About Vivian Rio Stella

Sócia-fundadora da VRS Cursos, Palestras e Coaching. Doutora em Linguística pela Unicamp, atua como professora e coach em diversas instituições de ensino e empresas.

One thought on “Dica de leitura: homenagem a Oliver Sacks

  1. Daniela

    De fato, Vívian, Vendo Vozes nos toca. Quando soube do falecimento dele, ontem, imediatamente me veio a vontade de reler esse, que foi o primeiro que li dele. Dica valiosíssima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>