Dica de leitura: Você está entendendo?

É com bastante satisfação que elaboro a dica de leitura desta semana, por se tratar de um livro organizado por linguistas sobre a comunicação organizacional, especificamente em situações de tele-atendimento.

O título é “Você está entendendo? Contribuições dos estudos de fala-em-interação para a prática do teleatendimento”, publicado pela Mercado das Letras em maio de 2015, organizado por Ana Cristina Ostermann (Unisinos) e Maria do Carmo Leite de Oliveira (PUC-RJ).

imagem-01-07-15-14-17-34

Neste livro, o leitor tem acesso a diferentes trabalhos cujo enfoque é analisar o uso da linguagem em interação real entre tele-atendente e cliente, sem receitas e fórmulas mágicas. Em todos os capítulos, destaca-se que é pela e na linguagem que se criam ou se evitam mal-entendidos. O intuito das autoras é evidenciar o que facilita ou dificulta a interação para, assim rever padrões de atendimento e até mesmo a concepção do que é comunicação.

Para ler a introdução do livro, clique aqui.

Caso tenha se interessado pelo tema, recomendo ouvir a entrevista que a prof. Dr. Maria Carmo Leite de Oliveira concedeu à CBN para tratar do tema.

http://cbn.globoradio.globo.com/programas/revista-cbn/2015/08/22/POR-DESCONHECIMENTO-PESSOAS-TRATAM-A-COMUNICACAO-COMO-ALGO-BANAL.htm

Por fim, encerro esse post com um desejo: que cada vez mais, nós, linguistas, possamos contribuir para a melhoria da comunicação nas empresas, seja via livro, cursos, palestras, materiais diferenciados.

admin

About Vivian Rio Stella

Sócia-fundadora da VRS Cursos, Palestras e Coaching. Doutora em Linguística pela Unicamp, atua como professora e coach em diversas instituições de ensino e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>