Para evitar mal-entendido, vá além do dicionário!

 

 

Buscar o significado de uma palavra no dicionário é bastante comum, especialmente quando se aprende um segundo/terceiro idioma. Mas nem sempre o que consta no dicionário é o termo adequado ao contexto comunicativo.

Em uma entrevista ao vivo, logo após a final da prova de 100m com barreira feminina no PanAmericano de Toronto 2015, um repórter da SporTV falou à vencedora Queen Harrison (foto) que ela era “vain”, referindo-se à sua vaidade. Isso porque a campeã panamericana estava (lindamente) maquiada para realizar a prova.

Queen Harrison

O curioso é que a atleta, pela sua expressão facial, não pareceu lisonjeada com o elogio do repórter e disse que estar maquiada para a prova fazia parte do espetáculo.

O fato é que, embora o termo “vain” conste, em diversos dicionários inglês-português, como tradução para vaidoso(a), há um viés pejorativo muito forte. O termo está mais relacionado à presunçoso, fútil, superficial, do que a vaidoso como elogio.

Em contextos conversacionais, se a intenção é elogiar a vaidade de alguém, recomenda-se usar frases como:

She/ he likes to look after herself/ himself.

She really cares about the way she looks.

Não há, portanto, uma expressão direta e adequada para fazer esse elogio em inglês. Assim como amplamente se diz que não há tradução perfeita para a palavra “saudade” em outros idiomas.

Esse caso da entrevista nos ensina que devemos ir além do dicionário e buscar entender ou saber o uso das palavras em contexto. Não à toa se aprende mais um segundo/terceiro idioma em situações de uso do que em aulas formais.

E mais: fica o alerta para a autocorreção, algo que o próprio entrevistador poderia ter feito para corrigir o termo usado por ele na entrevista e evitar o mal-entendido com a atleta (que, por sinal, foi bastante elegante apesar da crítica – não intencional – que recebeu).

Por Vivian Rio Stella

admin

About Vivian Rio Stella

Sócia-fundadora da VRS Cursos, Palestras e Coaching. Doutora em Linguística pela Unicamp, atua como professora e coach em diversas instituições de ensino e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>