3 dicas para aumentar a efetividade de processos de seleção

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  1. Descrição específica da vaga: É muito comum ler descrições de vagas genéricas, que pouco traduzem o que, de fato, o candidato realizará em seu cotidiano profissional. Claro que não é preciso escrever exaustivamente as atividades a serem desempenhadas pelo profissional. Mas informações mais precisas, que reflitam realmente o job description da vaga, ajudam os dois lados: a empresa receberá candidatos mais direcionados ao que necessita (mais qualidade, menos quantidade); o candidato terá uma expectativa mais ajustada à realidade de trabalho. Investir tempo e ter cuidado nessa primeira etapa de divulgação da vaga, portanto, é crucial para o andamento do processo.

 

  1. Clareza na definição dos critérios de seleção: o que se percebe é que há muitos testes, dinâmicas e entrevistas conduzidos sem que haja uma definição mínima do tipo de profissional que se espera para a vaga. Por exemplo, numa equipe, seria necessário contar com um colaborador com um perfil mais analítico, menos expansivo, que goste e saiba trabalhar com planilhas diariamente e que aponte soluções inovadoras e assertivas para lidar com situações-limite na área. Será que esses critérios serão identificáveis em uma dinâmica de grupo? De que forma eles poderiam ser abordados em uma entrevista? Ou será que as etapas de seleção ocorrem sem que esse perfil tenha sido definido? Vale ressaltar que, quanto antes forem definidos os critérios do perfil de profissional esperado para a vaga, adequado para a equipe e para empresa naquele momento, mais efetivas serão as escolhas tanto das atividades a serem desempenhadas durante o processo e quanto das perguntas a serem feitas em entrevistas

 

  1. Divulgação do status do processo seletivo a todos os candidatos: essa prática revela transparência e valorização do profissional, quer ele tenha sido selecionado para integrar a empresa ou não. É comum uma vaga ser fechada ao longo do processo de seleção e os candidatos sequer saberem disso, ou a vaga ser preenchida e os candidatos não selecionados não tomarem conhecimento disso, ou a empresa informar que será comunicado o resultado em uma semana e o candidato nunca receber um aviso ou um agradecimento por sua participação. Todo o tempo, a energia e as expectativas em jogo dos candidatos ao longo do processo precisam ser valorizados, com o comunicado sobre o status do processo.

Prof. Dr. Vivian Rio Stella

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About Vivian Rio Stella

Sócia-fundadora da VRS Cursos, Palestras e Coaching. Doutora em Linguística pela Unicamp, atua como professora e coach em diversas instituições de ensino e empresas.

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