Em tempos de crise, é hora de se comunicar!

Vívian Rio Stella

crise

Notícias sobre incertezas no cenário econômico, desaquecimento da produção industrial, alta de inflação, aumento do número de demissões, dentre tantas outras que figuram na imprensa nos últimos tempos, certamente causam algum impacto nos negócios.

 

Nesses momentos de notícias negativas, tanto externas ao negócio quanto (possivelmente) internas, muitos empreendedores costumam silenciar, para procurar uma forma de resolver a situação e superar o momento difícil. Mas eles se esquecem que a falta de comunicação pode intensificar os problemas ou criar novos, tanto com seus colaboradores como com clientes, fornecedores ou outros stakeholders.

 

Uma boa prática, amplamente utilizada em gestão de crise, é justamente o oposto ao silêncio: é preciso comunicar! Seja via comunicados internos, notas de esclarecimentos, reportagens esclarecedoras divulgadas na intranet ou em newsletter especiais, posts em redes sociais, reuniões com toda a equipe ou com colaboradores que atuam como formadores de opinião.

 

As formas são as mais variadas possíveis e dependem, diretamente,

  • de quais stakeholders se quer atingir: colaboradores internos, clientes, fornecedores, investidores, imprensa, etc.
  • dos canais disponíveis para viabilizar a comunicação com os stakeholders em foco;
  • do objetivo da comunicação: alinhar expectativas, esclarecer novas estratégias da empresa, desfazer mal-entendido, reforçar valores da empresa, informar mudanças, etc.

 

O fato é que quanto mais transparente é a postura e a comunicação da empresa diante de crises, menos força tem a rede informal (conhecida, popularmente, como rádio peão) e eventuais boatos. Quanto menos a empresa se comunica com seus colaboradores e demais stakeholders, mais a rede informal ganha força e aumenta sua influência, dia após dia.

 

Claro que a comunicação sozinha não resolve os problemas da empresa. Mas ela pode ser uma grande aliada para minimizar as consequências desses problemas e manter os colaboradores e seus parceiros engajados nos propósitos da empresa, mesmo em um cenário adverso. Portanto, empreendedor, comunique-se. A empresa e todos os envolvidos só têm a ganhar.

Texto publicado no Portal Santander Empreendedor: http://www.santanderempreendedor.com.br/especialista-da-semana

botao comunicacao eficaz

 

admin

About Vivian Rio Stella

Sócia-fundadora da VRS Cursos, Palestras e Coaching. Doutora em Linguística pela Unicamp, atua como professora e coach em diversas instituições de ensino e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>