O poder da música em nossas vidas

por Vivian Rio Stella

Festivais de música, como o Lollapalooza e o Rock in Rio, concentram milhares de pessoas num mesmo lugar com um objetivo comum: ouvir, ao vivo, as músicas de seus ídolos e bandas preferidas. Nesses shows, os espectadores podem se tornar ainda mais fãs de algumas bandas, se “desapaixonar” de outras, além de ter a chance de conhecer novas bandas e músicas, em um único evento. Claro que tudo isso pode acontecer com alguns cliques no iTunes ou com uma busca por um streaming na internet, mas a experiência de ir ou assistir a shows é uma das mais marcantes para a trajetória e para a formação dos nossos gostos musicais.

E a música move as pessoas. Isso é inquestionável. Há os mais ou menos aficcionados, há os antenados em novidades ou aqueles que gostam dos clássicos. O fato é que sempre há uma música que marcou um momento especial, que diz muito sobre sua personalidade, que o faz lembrar de alguém ou de uma fase da vida. Há até músicas que motivam, que nos fazem chorar, que embalam um domingo de tarde. Veja algumas listas temáticas bem criativas de músicas, elaboradas por quem ama música e, claro, listas.

Captura de tela 2014-04-09 10.44.55

 

Mas música, além de divertir e marcar nossas vidas, pode ser terapêutica e essencial para pacientes acometidos por doenças das mais diversas.

No filme “A música nunca parou“, por exemplo, a linguagem que une e reaproxima pai e filho (este acometido por um tumor no cérebro, com impacto em sua memória) é a musical.

No livro “Alucinações musicais”, o neurologista Oliver Sacks discute o que se passa com o cérebro humano ao fazer ou ouvir música e qual o poder que a música exerce sobre as pessoas. Para apresentar suas reflexões, Sacks narra um caso ocorrido com ele próprio e casos de pacientes com alucinações musicais ou com patologias cujos efeitos foram minimizados pelo poder da música. Clique aqui e leia um trecho do livro.

alucinacoes-musicais

 

O que se percebe, portanto, é que, seja por lazer ou por saúde, a música faz parte do nosso cotidiano das mais diferentes maneiras. Aproveite as dicas desse post para ler sobre música, assistir a filmes sobre o tema e, claro, para ouvir a música que mais lhe agrada nesse momento

admin

About Vivian Rio Stella

Sócia-fundadora da VRS Cursos, Palestras e Coaching. Doutora em Linguística pela Unicamp, atua como professora e coach em diversas instituições de ensino e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>