Leia mais sobre ciência

Ler reportagens, entrevistas e notas em jornais, sites e blogs é fundamental para se manter informado e para formar opiniões sobre o que acontece ao nosso redor.

Mas que tal investir tempo de leitura para aprofundar seu conhecimento (não apenas se informar) sobre um assunto mais técnico de sua área de atuação ou temas de outras áreas, afinal, o mundo é cada vez mais multi, inter, pluridisciplinar?

Essa sugestão decorre de uma percepção, em cursos e aulas que venho ministrando, de que os leitores têm considerado para leitura fundamentalmente os textos da esfera jornalística, de cunho informativo. Mas e os textos acadêmico-científicos? E os textos técnicos? Onde os leitores têm buscado conhecimento de fato?

Claro que a leitura desses tipos de textos exige paciência (ler apenas uma vez e rapidamente não basta) e habilidades apuradas, já que há definições densas de conceitos, apresentação de etapas do método de investigação científica e, claro, uma linguagem técnica e específica.

Ainda assim, fica o convite. Ler revistas de divulgação científica, como Scientific America, Revista Fapesp, Ciência de Hoje, Mente e Cérebro, entre outras, pode ser um começo. Em seguida, vale navegar em bases de dados de artigos acadêmicos, como a Scielo, ou em sites de revistas científicas renomadas, como a Science e a Nature para buscar e ler textos diversos.

Amplie seus horizontes de leitura e os tipos de textos a que tem acesso. Você só tem a ganhar.

ciencia

admin

About Vivian Rio Stella

Sócia-fundadora da VRS Cursos, Palestras e Coaching. Doutora em Linguística pela Unicamp, atua como professora e coach em diversas instituições de ensino e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>